ABHYANGA

http://2.bp.blogspot.com/_Rr11pFVqsoU/S7EJCPm6Q0I/AAAAAAAAHdQ/HQnxPIjidBA/s1600/ayurveda_abano.jpg

Os Benefícios da Massagem Ayurvédica

- Reduz o stress e insónias;

- Aumenta a capacidade respiratória;

- Corrigi a postura;

- Activa a circulação sanguínea;

- Restaura a agilidade nas articulações rijas;

- Interromper o envelhecimento precoce;

- Regula o transporte de líquidos no organismo;

- Regula disfunções glandulares;

- Recupera o nível máximo de energia vital.

É um dos sistemas mais eficazes para o equilíbrio de todo o sistema energético corporal.



Há cerca de 6000 (seis mil) anos atrás, a ciência da Ayurveda começou na Índia.

Em sânscrito, AYU significa vida e VEDA significa conhecimento ou ciência, sendo assim Ayurveda pode ser traduzido como a ciência ou conhecimento da vida.
A massagem ayurvédica é uma vigorosa massagem que estimula os músculos e a circulação, liberando as toxinas presas aos músculos e tecidos.
Através de toques profundos com as mãos, cotovelos e pés, a massagem Ayurvédica propicia um realinhamento postural, alívio de tensões (por vezes crônica) no corpo físico, fortalece o sistema imonológico, e tem efeitos anti-stress e anti-depressivos.

A massagem é toda ela feita com óleos terapêuticos de origem vegetal, sem qualquer propriedade química que possa ser prejudicial à pele. Os óleos usados têm a função de melhorar a fluidez da massagem, reduzir o atrito, absorver o choque de duas peles e energias distintas, para além de efeitos terapêuticos profundos, como a nutrição dos tecidos.

Contando com alguns alongamentos, proporciona uma maior flexibilidade do corpo e mobilidade nas articulações, possibilitando o circuito livre da energia vital.

Tem efeito terapêutico também a nível dos corpos emocional, mental e espiritual. As emoções, conceitos, crenças e experiências vivenciadas e contraídas no corpo, são "tocadas" e liberadas, propiciando um profundo processo de auto conhecimento e transformação interna e externa, a partir da consciência corporal.
É um poderoso sistema de tratamento para harmonização, balanceamento e vitalização do ser, além de ter uma atuação específica em problemas crônicos e agudos localizados em diversas áreas do corpo, sempre de uma forma natural e consciente.

O Ayurveda acredita que dores e males são causados pela obstrução do fluxo de vayu (vento), através dos vasos condutores de vayu ou Siras. O calor gerado pela fricção, faz o ar do corpo expandir-se e mover-se; a circulação do vayu nos Siras alivia a tensão e reduz o dor. A massagem também promove um padrão respiratório mais profundo e natural. Fazendo com regularidade relaxa e tonifica os Dhatus. Auxilia o sistema digestivo, mantendo o equilíbrio e a circulação correta dos gases do corpo; induz ao sono profundo, equilibra o apetite correto, torna a vida mais alegre e saudável.

A massagem terapêutica administrada com óleo e ervas medicinais, depende das condições da pessoa. De acordo com o Sushruta Samhita, a massagem deve ser feita com óleos ou ghee de acordo com o tipo de corpo, clima e estação do ano.

Indicações:

Minimização de problemas, como circulação,
edemas musculares, respiratórios, digestivos,
intestinais, fadiga crônica, reumatismo, nevralgia.
Muito bom resultado em fibromialgias,
favorece maior resistência física, o sono
e os órgãos sensoriais e motores.
Auxilia o intelecto, melhorando a memória
e a capacidade de aprendizagem. Aumenta
a auto estima e diminui o stress, devido ao estado
de relaxamento que a pessoa alcança
ao receber a massagem.
Ao friccionar, comprimir e pressionar a musculatura,
e ao manipular os pontos de pressão, o terapêuta intensifica
a circulação do sangue, da linfa e dos hormônios
que, por sua vez, fortalecem os sistemas nervoso
e imunológico, retardando o envelhecimento.
Todo e qualquer ser humano que não se encontre
em estados fisiopatológicos comprometedores,
pode e deve realizar a massagem com o objetivo
de prevenir desequilíbrios de sua saúde física.