A farmacologia da Ayurveda (medicina indiana) é uma ciência que inclui milhares de remédios, muitos deles à base de ervas.
Os textos ayurvédicos clássicos declaram que todas as substâncias encontradas na natureza têm valor medicinal, quando usadas adequadamente. O propósito desses remédios não é suprimir os efeitos da doença, como acontece quase sempre na medicina ocidental, mas sim harmonizar, outra vez, os fatores que se desequilibraram no corpo, eliminando, para isso, a causa da doença. O propósito e a ação dos medicamentos ayurvédicos é erradicar a doença em si, não apenas os seus sintomas.
Você pode usar a sua cozinha e seus recursos para criar curas para sua família e você. As que se seguem são substâncias naturais comumente disponíveis, que podem ser empregadas em casa.
Alfafa: antiinflamatória, muito eficaz na limpeza de toxinas do intestino grosso, atenuante natural para dores como a ciática. O chá de alfafa pode ser tomado na hora de dormir para artrite, reumatismo, colite, úlceras e anemia.
Babosa: tônico geral para o fígado, órgão que ajuda a digestão e neutraliza as toxinas. Purificadora do sangue, refrescante e, ao mesmo tempo, expectorante, pode aliviar resfriados, tosses e congestão. Usá-la externamente para queimaduras, cortes e ferimentos, de preferência com açafrão-da-Índia.
Canela: propriedades anti-sépticas e refrescantes, fortalece e energiza os tecidos, além de aliviar dores. Estimula a transpiração e alivia resfriados, tosse e congestão, em especial se usada com cardamomo, gengibre e cravo-da-índia na forma de chá, tomado em pequenas quantidades, um gole por vez.
Coentro: diurético natural pode ser usado quando se tem a sensação de queimação ao urinar. O suco do coentro fresco pode ser aplicado na pele em forma de pasta para os casos de brotoeja, urticária e dermatites.
Gengibre: fresco, possui mais água e é mais brando; na forma de pó é mais forte e tem ação mais penetrante. Estimulante, aliviador de gases, provoca transpiração e neutraliza as toxinas, além de ajudar a a digestão, absorção e assimilação da comida. Para aliviar dores de cabeça, preparar uma pasta com 1/2 colher de chá de gengibre em pó e água, aquecer e aplicar na testa (sente-se uma leve sensação de queimação, mas não queima a pele).
Mel: cria calor no corpo e tem efeito ressecante reduzindo a gordura, se ingerido com moderação. Bom para curar úlceras internas e externas. Não deve ser cozido porque altera seus atributos, podendo obstruir o trato digestório e criar toxinas.
Pratique! Yoga e terapias indianas. Cursos de culinária natural lacto - vegetariana. Dr. Marcelo T. do Amaral, médico (CRM: 5255181-0) e terapêuta ayurvédico. Rua Josepha J. Copello, 50, Alto, próximo à casa de cultura, 9945-6531 ou 9581-6360